Sistema de Gestão de Atendimento, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação, tem efetividade de 85% dos usuários

Agendamento é obrigatório para atendimentos nas unidades do Estado
por Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
e pra ja.jpg
As Unidades do É Pra Já seguem todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes e utilizam o SGA - Foto: Secad/ Governo do Tocantins

No primeiro semestre de 2020 mais de 14 mil atendimentos realizados em todo o Estado possibilitando o agendamento como cautela à propagação da Covid-19, que controla o fluxo de pessoas nas unidades de atendimento do Estado. A resposta ao sistema tem sido positiva, pois 85% dos usuários que agendaram compareceram as unidades de atendimento.

“O Sistema de Agendamento compõe uma plataforma de Gestão de Atendimento desenvolvida pela ATI, que tem como premissa em um único sistema promover a gestão de todo atendimento de serviços prestados pelos órgãos da Administração direta e indireta, essa é mais uma das ações promovidas pela ATI que compõe o programa maior de transformação digital do Tocantins, com uma série de parcerias com os órgãos visando a melhoria e eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão”, afirmou o presidente da ATI, Thiago Maciel.

Atualmente é utilizado na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), Secretaria de Estado da Saúde (SES), É Pra Já dos municípios de Araguaína e Gurupi, Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), Departamento Estadual de Trânsito  (Detran-TO) e  das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran).

Como acessar

Para realizar o agendamento é necessário fazer o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento no link https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/index.xhtml, escolher a unidade e departamento que deseja ser atendido, slecionando o dia que deseja atendimento estarão disponíveis todos os horários disponíveis e o usuário pode escolher o melhor para seu atendimento.

Além do agendamento de atendimento on-line, o SGA possibilita a gestão de senhas emitidas realizando a triagem, transferência, cancelamento e prioridade, como também o atendimento por departamentos e serviços, possibilitando o controle dos painéis de senha e o controle dos horários dos servidores que realizam o atendimento. É possível também pelo sistema ter um panorama com as informações dos atendimentos, gerando relatórios que mostram a qualidade e efetividade dos serviços.

Melhorias

O secretário da Administração, Bruno Barreto, aproveitou a oportunidade da visita para acompanhar as melhorias que foram realizadas na unidade. Em conversa com os condôminos ele pode receber um feedback dos investimentos em tecnologia que a Secad em parceria com Agência de Tecnologia da Informação (ATI), vem desenvolvendo para melhor atender os cidadãos.

Uma das melhorias destacadas foi o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), o qual possibilitou uma organização com os agendamentos prévios realizados no portal da Secad, como destaca o supervisor de Atendimento, Marcelo Rodrigues. "Com esse novo sistema o cidadão é atendendo com mais agilidade, além de ter diminuído o tempo de espera em filas. O Sistema SGA, trousse melhorias, pois a forma como é organizado os agendamentos possibilita um atendimento diferenciado e rápido, cumprindo com uma das premissas do Programa É Pra já, que é um atendimento rápido”, frisou.