Agência de Tecnologia disponibiliza treinamento para uso do Sistema de Gestão de Documentos

por Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
publicado: 13/11/2019 16:47:00, atualizado: 09/01/2020 09:06:32
Serão capacitados mais de120 servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social divididos em seis dias de treinamento. - Foto: Alexandre Alves/ Governo do Tocantins

Durante o mês de outubro mais de 120 servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participarão do treinamento do Sistema de Gestão de Documento (SGD), viabilizando a atualização dos servidores para a utilização do Sistema e, com isso, aprimorando a gestão administrativa de documentos do órgão trazendo mais agilidade na tramitação de processos e redução de custos com papel.

O treinamento é ministrado pela equipe técnica da Gerência de Treinamento da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), serão seis dias de treinamento com as aulas dividida sendo a parte teórica pela manhã e a parte prática no da tarde a parte prática, destancando as funções do Sistema derecionados para o que a secretaria precisa, esclarecendo como os órgãos são responsáveis pelos arquivos que geram e pela integridade das informações.

Segundo a Gerente de Treinamento da ATI Daiane Rodrigues, o treinamento explica de forma detalhada as funções do Sistema. “O número de participantes desse treinamento mostra que estamos no caminho certo para o avanço digital com a adesão ao processo administrativo eletrônico”, afirmou.

A função do Sistema é viabilizar, facilitar, promover a arquivamento de processos e documentos, dividindo os arquivos por departamento, desse modo, possibilitando a movimentação dos documentos e processos, com ações que permitem o mapeamento e listagem de todos os arquivos cadastrados, recebidos e para recebimento. O SGD possibilita as ações de arquivamento, cadastramento e interrupção, o que facilita a gestão da informação de forma geral.

SGD

O sistema começou a ser implantado em 2012 em todos os órgãos e secretarias do Estado do Tocantins, desde então passou por várias atualizações visando expandir o uso da ferramenta em todos os setores. A plataforma digital permite realizar toda a movimentação dos documentos, desde o seu cadastro, distribuição, localização, arquivamento, dentre outros procedimentos.

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